sábado, 5 de setembro de 2015

Travessia Serra Fina 28 e 29 de Agosto

Mais um treino/travessia da Serra Fina ao fundo a Pedra da Mina com 2.798 m de altitude.
Atletas..: Milton, Rogério, Claudio e Emerson

sábado, 22 de agosto de 2015

Treino no Rio Acima - Mairiporã-SP

Hoje pela manha treinamos por volta de 1.06.06 margeando o Rio Juqueri, percurso plano com muita estrada de terra.

Atletas..: Emerson, Milton e Claudio

sábado, 13 de junho de 2015

Treino em Hortolândia-SP

Hoje, treinamos na região de Hortolândia próximo a Mairiporã-SP, percurso com muita trilha e estrada de terra, corremos e andamos. A distancia cronometrada foi 24,85 com duração de 04:59.03 com 2322 calorias perdidas, ótimo treino valeu pessoal, abç.

Participantes..: Reinaldo, Emerson e Cláudio

terça-feira, 30 de setembro de 2014

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

TRAVESSIA SERRA FINA EM 31 HORAS - AGOSTO 2014

Ola, venha conosco neste relato sobre a Serra Fina, não somos alpinistas, gostamos de fazer trilhas e participamos de corridas de Ultra-maratona, provas de 75km, 80km, 100km, somos peregrinos fizemos 5 vezes o caminho da fé 430km pedalando, Estrada Real de Ouro Preto á Paraty feitos em 3 etapas 710km pedalando, Caminho da Luz de Tombos ate o Pico da Bandeira 200km pedalando e caminhando, Aparecida do Norte 150km trotando, gostamos de desafios.

Travessia pela 1ª vez em 04/05/2013
Em Janeiro de 2013 pesquisamos na internet os relatos sobre a travessia da Serra Fina, vimos que tinha um alto grau de dificuldade, ficamos interessados e planejamos fazer a travessia, compramos fogareiro de montanhista, barraca para cinco pessoas, imprimimos todos os mapas da travessia, e no dia 04/05 sábado, saímos de São Paulo, as 05:00 horas da manha, fomos em cinco pessoas, (Cláudio,Emerson,Marcelo,Milton e Reinaldo), e chegamos em Passa Quatro as 09:30. Fomos na rodoviária da cidade ao perguntar sobre o horário de ônibus de Itamonte a Passa Quatro e ao pedir informações na lanchonete da rodoviária, fomos informados que não iríamos conseguir concluir a travessia por estar tarde, após isso, pegamos as mochilas e logo apareceu 1 problema nosso amigo Reinaldo esqueceu o tênis em casa, perdemos tempo em esperar a loja abrir e o mesmo vir para sairmos as  10:30 da manha trotando e andando até chegamos na Toca do Lobo as 13:30, fizemos uma parada para um lanche rápido, e encaramos as subidas rumo ao Capim Amarelo as 17:30 a 2.491m, ainda estava claro, céu azul e limpo e uma bela vista da cidade de cruzeiro, tudo lindo e maravilhoso, quando surgiu o 2 problema estávamos sem água nas mochila e ninguém pegou agua na Toca do Lobo e nem no Quartzito, conclusão, decidimos não descer o Capim amarelo ate o avançado, e priorizamos procurar agua, descemos o sentido contrario para a esquerda trilha do Tijuco Preto, ao começar a descida começou a esfriar, paramos para nos agasalhar e descemos, com sede e no escuro.
As descidas fortes  um sobe e desce sem saber onde íamos sair, as 21:00 o Reinaldo lembrou que tinha um gatorade na mochila, foi a alegria do quinteto, que alegria, mas a alegria durou pouco pois a sede era tremenda. Seguimos descendo por uma hora ate que ouvimos barulho de água a nossa esquerda era um riacho, descemos por uma trilha ate chegarmos na agua, acredito que eram 23:00, abastecemos as mochilas e finalmente as descidas terminaram, andamos ate chegarmos em uma porteira e nos demos conta que era a pousada Serra Fina ou seja próximo a Toca do Lobo, fizemos um circuito, eram quase 23:55 e decidimos montar a barraca perto do rio, estava frio nos alimentamos, tomamos chá e fomos dormir, passamos um frio terrível a noite quando amanheceu o dia, tomamos um café e as 08:00 da manha retornamos a Passa Quatro, no caminho todos estávamos decepcionados, saímos de São Paulo para fazer um circuito sem água. As 11:00 da manha chegamos em Passa Quatro, almoçamos e refletimos o que tínhamos feito de errado, decidimos voltar a fazer a travessia novamente. Concluímos que chegamos muito tarde a cidade, ficamos aguardando nosso amigo comprar um tênis novo, saímos muito tarde e não demos atenção aos pontos iniciais de água Toca do lobo e Quartzito.

2ª Tentativa em 23/08/2013
Saímos de São Paulo na sexta feira a tarde as 16:00 horas (Cláudio,Emerson,Milton,Reinaldo e Rogério), levamos novamente a barraca, fogareiro de montanhista, comida, e as 20:30 paramos em Cruzeiro para jantar depois seguimos para Passa Quatro, pegamos nossas mochilas, as 23:00 seguimos rumo a Toca do Lobo, as 02:20 montamos a barraca próximo a Toca do Lobo, tomamos um café, tentamos dormir mas, devido o frio intenso levantamos no meio da madrugada e novamente fizemos café.

Preparando para subida do Quartzito.

Uma pausa antes de encararmos as subidas ate o alto do Capim Amarelo.

As 07:00 horas pegamos agua na Toca do Lobo, uns 3 litros cada um, e seguimos rumo a Cruzeiro 1783m, Quartzito 2020m, Cotovelo, Camelo 2380m as 11:00 horas chegamos no Capim Amarelo, fizemos uma parada 30min para hidratação, nada fácil ate aqui.

Alto do Capim Amarelo.

Na descida do capim amarelo os bambus nas trilhas judiam, subindo e descendo rumo a Avançado 2296m, Maracanã, Dourado 2285m, Melano 2496m as 17:00 horas estava claro começou a esfriar andamos ate que as 17:30 encontramos um local perto de um rio onde acampamos e nos alimentamos com macarrão instantâneo e fomos tentar descansar as 18:30 entramos na barraca entre um papo e outro tentamos dormir, não conseguimos a hora não passava, fora da barraca estava muito frio.

Muitos bambus até a subida do Avançado.

Pedra da Mina a vista, a subida ficaria para o outro dia.

No dia seguinte muito sol, capim molhado da geada da noite, procuramos por água para preparo de um macarrão instantâneo e um café, as 10:00 nos preparamos e subimos rumo a Pedra da Mina as 11:30 estávamos no topo, felizes e realizados por conseguir chegar em nosso objetivo filmamos, tiramos muitas fotos, assinamos o livro, refletimos e avaliamos nossa situação, na sexta feira todos trabalhamos, ate 12:00 horas, e viajamos para passa quatro, caminhamos a noite, não dormimos de sexta para sábado, não conseguimos dormir de sábado para domingo, era quase 12:00 horas, por estar tarde, cansados iríamos seguir o plano B voltar para Passa Quatro pela trilha do Paiolinho, todos concordamos.

2 Dia preparo para subir para a Pedra da Mina.

A partir deste trecho subidas fortes ate o alto.

Quase no alto, pausa para reposição.

O terrível Vale do Ruah, ficaria para uma próxima vez.

Descida forte, trilha do Paolinho.

Descemos a trilha com totem as 15:30 chegamos no acampamento base, local para acampar, fizemos uma parada para descanso e nos alimentamos, as 16:00 seguimos a trilhas descendo que não acabam, após passarmos por uma fazenda pegarmos uma estrada de terra, descemos ate chegarmos no bairro paiolinho as 18:10 horas, paramos em um bar, comemos salgadinhos e refrigerante, fomos informados que passa quatro estava a 17km, sem escolhas, fomos correndo e andando.
Seguimos a estrada de terra a noite, corremos e andamos, quando se esta cansado tudo se torna mais longe. Após 4 horas finalmente atravessamos a rodovia, andamos muito ate chegarmos no carro perto da estação de trem, chegamos era 21:10 horas, paramos num bar pedimos uma cerveja e brindamos, porque ninguém é de ferro.
Cansados, sem dormir, com fome fomos a uma lanchonete comer um lanche e novamente surgiu o questionamento onde erramos dessa vez?
Concluímos e ou decidimos fazer novamente a travessia sem barraca.

20/11/2013 - 3ª vez concluída, mas...
Dessa vez fomos e não levamos barraca, levamos, o necessário, kit de primeiros socorros, macarrão instantâneo, fogareiro de montanhista e anoraque, fomos e paramos em Cruzeiro, jantamos e seguimos para Itamonte, onde fizemos reserva na pousada do (Daniel), deixamos nossas bagagem na pousada, o nosso plano era chegar em Itamonte no sábado a noite, voltamos para Passa Quatro deixamos o carro, e iniciamos as 23:30 rumo a Toca do Lobo, e por volta de 02:30 quando chegamos na pousada Serra Fina começou a chover, pegamos água e seguimos rumo Capim Amarelo as 06:30.
Fizemos uma parada para café e seguimos rumo a Pedra da Minha, tempo nublado com chuva, quando chegamos na asa a chuva tinha dado uma trégua paramos um pouco deitamos  e cochilamos uns 30 minutos, seguimos andando, ate chegar no rio pegamos água e fomos preparar um macarrão e tomar cafe, subimos para a pedra da mina, as 11:20 chegamos ao alto, assinamos o livro, e logo voltou a chover. A descida ate o vale do Ruah leva 45 minutos.

Vale do Ruah, charcos e capim elefante.

Do ponto em diante era o desconhecido, estamos debaixo de chuva torrencial com ventos fortes com anoraques com exceção do (Reinaldo) que não tem, por termos esquecido de levarmos o mapa neste trecho surgiram duvidas, qual era o caminho, perdemos tempo sondando os totens, e ate que todos concordamos em seguir o caminho cruzando o vale e o rio e se manter a direita a do rio, chovia muito, a trilha do capim elefante é extenso e alto com risco de se perder, após este trecho começa a subir, nosso amigo (Reinaldo) sem anoraque, tremia de frio. Neste trecho da trilha se vê fitas nos galhos das arvores e aparecem totens indicando o caminho. Seguimos por subidas e descidas com muitos bambus no caminho eram um pesadelo, espetava as pernas e braços, as 17:30 chegamos no Cupim de Boi 2530m, muita neblina e chuva neste trecho, muitos totens na crista nos deixaram desorientados, procuramos e não achamos o caminho correto, decidimos passar a noite no alto do Cupim, discutimos muito por que este local é um lugar indicado a ficar, não teve jeito.  O Reinaldo surtou, ficou indignado por estarmos no alto ele sem anoraque.
Ficamos no meio do capim elefante colocamos umas pedras no chão para sentarmos e ali ficamos molhados e com frio, acendermos o fogão para preparo de um macarrão e cafe, e o local ficou aquecido.  O Reinaldo estava mal com o frio e molhado, com o cansaço sentados e molhados cochilamos foi situação difícil, ficou melhor quando decidimos queimar o capim e os os copos de macarrão instantâneo para o fogo nos aquecer (Milton) delirava dizendo:
Que piso de granito bonito, nesse momento caímos na risada, enfim, com o amanhecer fizemos um café fomos procurar o caminho para seguirmos, tudo indicava pro alto na crista, subimos seguindo o caminho com totem ate que achamos o caminho ficamos animados e seguimos rumo ao Pico dos 3 Estados, levamos 1 hora e 20 minutos seguimos adiante rumo ao Pico dos Ivos, no caminho há fitas nos galhos indicando o caminho nas arvores e totens, porem tem que estar atento é fácil se perder, muitos bambus são terríveis, muitas subidas e descidas, a chuva e a neblina nos acompanha. Eu (Milton) comecei a ouvir varias pessoas falando, parecia que tinha uma festa, e comentei com o (Emerson) se ele estava ouvindo vozes, e disse que não, tirei o gorro do anoraque e mesmo assim continuei ouvindo vozes, e fiquei pensando, estamos a 2500 metros de altitude e impossível ter uma festa nas redondezas são os efeitos do desgastes físico, sem dormir etc., Descendo olhava para as arvores distantes, via postes com fios, a estrada deveria estar próxima, eu perguntava para o (Emerson), vi arvores, pensei, melhor pensar em seguir em frente, fomos ate que chegamos no inicio da fazenda do Pierre, a chuva tinha parado, o caminho ficara melhor a estrada não acaba, quando finalmente chegamos na estrada de asfalto que vai para Itamonte, eram 16:00 horas de domingo, estávamos cansados, fomos seguindo pela via de acesso a cidade, o corpo e os pés muito dolorido, parei e me sentei no guarde-reio e tirei a meia para descansar, o sono ela implacável e achei melhor voltar a caminhar, para nossa sorte passou um carro na estrada buzinou, manobrou e retornou parou, e nos ofereceu uma carona gentilmente, o motorista era o Sinai, nos levou a ate cidade e nos esperou para nos levar para Passa Quatro onde estava nosso carro.
Ficamos admirados por sua gentileza e atenção nos contou um pouco de sua vida e que adorava esportes adventure oferecemos uns trocados ele não aceitou, na cidade tomamos um cafe com o (Sinai) e seus amigos, nosso amigo (Cláudio) teve um mal súbito e desmaiou porque nos últimos trechos da travessia não fez a reposição corretamente teve que tomar soro no hospital, a enfermeira que o atendeu disse é muito comum as pessoas  terem mal estar e ate se perderem na Serra Fina, quando ele melhorou fomos comer um lanche e conversar sobre esse formato de travessia que fizemos.
Conclusões: Deveríamos ter verificado todos itens importantes, pois esquecemos os mapas e lanterna, o (Reinaldo) foi sem o anoraque, saímos do trabalho fomos fazer a travessia no mesmo dia e perdemos muito tempo com duvidas no Vale do Ruah e no Cupim de Boi tudo isso colaborou para um maior desgaste.

4 travessia – 08/08/2014
Em dezembro/2013 durante nossos treinos de corrida, decidimos fazer a travessia novamente desta vez com adaptações.
Ao analisar as ultimas vezes que fizemos, decidimos fazer novamente do centro de Passa Quatro ao centro de Itamonte o percurso seria de aproximadamente 62 km.
No carnaval deste ano fizemos o caminho da fé 430km pedalando, 5 dias intensos, em junho participamos do X-Terra 80K em Ilhabela prova desafiadora de alto grau de dificuldade. Treinados, decidimos fazer novamente a travessia em Agosto.
No dia 08/08 sexta feira saímos de São Paulo as 05:00 horas, (Cláudio,Emerson,Marcelo e Milton). Seguimos rumo a Itanhandu para conversar e rever nosso amigo Sinai, fomos levar um presente por sua gentileza e atenção por ter dado uma carona para Passa Quatro, chegamos na cidade de Itanhandu as 9:30da manha para tomar um café e conversar com nosso amigo mas, não o encontramos decidimos ir para Itamonte descansar da viagem na  pousada do Thomas as 11:00 horas, fomos ao mercado, almoçamos e jantamos na própria pousada e fomos tirar um cochilo, as 21:00 arrumamos nossas mochilas pegamos um taxi para Passa Quatro as 22:10 começamos a caminhada, noite de lua cheia que iluminava o caminho, chegamos na Toca do Lobo á 01:10, reabastecemos as mochilas e subimos rumo ao Capim Amarelo, a noite estrelada deu lugar a neblina e vento forte nas cristas estava muito frio, as 05:40 parada para descanso e reposição com macarrão instantâneo e um café.As 06:12 voltamos a seguir o caminho, dia de sol com algumas nuvens paramos no rio claro para abastecer e descansar e nova reposição eram 10:30 voltamos a caminhar e subimos para Pedra da Mina quando chegamos eram 12:07, assinamos o livro pela terceira vez, fomos breves descemos para o Vale Ruah. Eram 12:45 quando chegamos no vale ao atravessar o charco no rio verde  notamos que o rio estava quase seco com pouca água, abastecemos e seguimos em frente passando pelos terríveis capim elefantes e touceiras que escondem pedras no chão, as 15:20 chegamos no Cupim de Boi.

Cupim de Boi e Pico dos Três Estados
O tempo estava nublado ventando frio e com neblina, não chovia, caminhamos por 1 hora e 30 minutos ate chegar no Pico dos Três estados eram 17:50 em poucos minutos iria escurecer. Após o Pico dos Ivos a orientação fica complicada gerou dividas sobre as marcações totens e fitas, estávamos com 20 horas de caminhada, o cansaço era alto e prejudicava na orientação, ficamos procurando os totens e fitas, fomos em frente, por descidas nas cristas e trilhas com bambus ate que por desorientação tivemos que voltar 10 minutos ate o ultimo totem e seguir outra trilha ate o alto.

Altos dos Ivos

A frente tinha um pessoal acampando e comendo. Conversamos brevemente e seguimos, mais a frente paramos eram  21:00 horas de sábado, comemos macarrão e tomamos café, e continuamos a caminhada  com ansiedade de chegar ate fazenda do Pierre, trilha interminável, muitos bambus, que sofrimento, ate que chegamos na trilha aberta sem bambus que dava acesso a fazenda.
Com o desgaste físico e o sono comecei a ver coisas, olhava para a mata ao redor e vê outra imagem, e assim foi ate que finalmente chegamos na estrada. Eram 01:00 hora de domingo no relógio marcava 27 horas de caminhada, na estrada não passava nenhum carro, fomos para Itamonte sem opção encaramos 17km com frio e vendo miragens no lugar das arvores ao lado da pista via prédios, fizemos em media 4 km por hora sem condições de trotar devido a dores na sola dos pés tivemos que focar na chegada na pousada passaram-se 3 horas, ate que finalmente as 04:30 horas de domingo na cidade vimos a placa Bem Vindo a Itamonte, andamos mais 30 minutos ate que e finalmente as 05:00 horas da manha de domingo chegamos na pousada no centro da cidade no relógio marcava 31 horas, 62km, e 2 noites sem dormir, desafio completo.
Descansamos ate as 14:00 e as 15:00 horas almoçamos e retornamos a São Paulo.

Considerações:

Fazer a travessia Serra Fina neste formato andando de sexta até domingo não foi nada fácil e não recomendada, o ideal e pousar em algum ponto estratégico na base de um dos picos e no dia seguinte continuar, muitas subidas e descidas fortes, os capins elefante e os bambus no caminho aumentam o grau de dificuldade acelerando o desgaste físico e mental, chovendo os perigos aumentam e não é recomendado fazer a travessia.
Vale lembrar, caso tenha interesse em fazer a travessia quanto mais treinado estiver melhor, ira aproveitar cada momento do trajeto com belas paisagens um bom motivo para querer concluir a travessia mais difícil do Brasil e, porque não como nos, querer retornar.

Equipe Lago dos Patos

Resumo da travessia 02ª tempo liquido sem as paradas
SEXTA DE PASSA QUATRO ATE TOCA DO LOBO = 02:50  ( 40MIN ATE ASFALTO + 2:10 ATE TOCA LOBO)
SÁBADO DA TOCA DO LOBO ATE CAPIM AMARELO = 03:53

Resumo da travessia 04ª Travessia - tempo bruto com as paradas

INICIO EM PASSA QUATRO AS 22:10 HS
Tempo Total

DO CENTRO PASSA QUATRO ATE CAPIM AMARELO = 08:22 - 08:22 - ( 06:12 )
DO CAPIM AMARELO ATE A PEDRA DA MINA  = 05:54 - 14:17 - ( 12:07 )
DA PEDRA DA MINA ATE O VALE DO RUAH   =  0:37 - 14:55 - ( 12:45 )
DO VALE DO RUAH ATE O CUPIM DE BOI  = 02:40 - 17:35 - ( 15:25 )
DO CUPIM DE BOI ATE A ESTRADA ASFALTO  = 09:34 - 27:00 - ( 01:10 )
DO ASFALTO PORTARIA ATE CENTRO ITAMONTE = 04:00 - 31:00 - ( 05:10 )